dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     30/04/2024            
 
 
    
Maçã  
Documento destaca a agricultura catarinense
Sétima economia nacional, Estado de Santa Catarina é grande produtor de maçã, banana e carne de aves e suínos
Ouça a entrevista Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Breno Fonseca
09/12/2010

A 17° Síntese lançada pela Epagri de Santa Catarina no dia 9 de dezembro apresenta dados importantes da produção e do mercado dos produtos da agricultura, pecuária, apicultura, aquicultura e do setor florestal catarinense. As perspectivas para as exportações e importações também entram em pauta. De acordo com o chefe do Centro de Sócio-Economia e Planejamento Agrícola da Epagri, Reney Dorow, o milho tem grande importância nas importações, enquanto a carne de aves e suínos ganha o mercado externo, assim como a produção de maçã, que, com cultivares como a Catarina, oferece possibilidades aos agricultores.
 

A agricultura familiar é outro ponto levantado no documento da Epagri. Responsável por cerca de 70% da produção catarinense, existem em torno de três mil empreendimentos familiares em Santa Catarina, sendo que duas mil são agroindústrias, 500 são negócios voltados para turismo e artesanato e outros 500, redes de cooperação.
 

— As pequenas propriedades são grandes geradoras de riqueza, de mão de obra, de renda e exercem dinâmica fundamental no equilíbrio social catarinense. A síntese vem de um histórico de quase 30 anos de trabalho, detectando a trajetória e o cenário global para a produção catarinense. O produtor rural, os dirigentes de cooperativas e associações acessam a elementos chaves para o processo de decisão de suas respectivas representações — destaca Reney.
 

Entre os destaques da publicação está a maçã Catarina, variedade recente que oferece maior tolerância às mudanças bruscas de temperatura ocorridas devido ao aquecimento global. Reney Dorow comenta que a utilização de produtos resistentes e, consequentemente, competitivos fortalecem a agricultura familiar do Estado, que é responsável por 3,9% do PIB nacional.
 

O Estado de Santa Catarina é a 7ª economia do país. Segundo o representante da Epagri, as inovações tecnológicas oferecidas garantem a competitividade da fruticultura de clima temperado. Além da variedade de maçã, que vem sendo inserida no mercado internacional, o fornecimento de cultivares de banana livres de vírus fez com que o Estado voltasse a ser o maior exportador brasileiro da fruta.
 

Para mais informações, entrar em contato com a Epagri SC pelo telefone (48) 3239-3900. A publicação também está disponível em versão impressa no site www.epagri.sc.gov.br no link Mercado Agrícola.
 

Clique aqui, ouça a íntegra da entrevista concedida com exclusividade ao Jornal Dia de Campo e saiba mais detalhes da tecnologia.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Bastião
11/12/2010 - 08:52
Apesar de ser mais ou menos a matÚria poderia ter falado um pouco mais sobre maþÒ jß que essa era a matÚria, pois assim ficou parecendo que queria mostrar que Santa Catarina Ú a 7¦ economia do poÝs e atravÚs de outras fontes de recursos.

Para comentar
esta matéria
clique aqui
1 comentário

Conteúdos Relacionados à: Agricultura Familiar
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada